<< voltar


OAB/RJ critica embaixador americano que vetou presença de advogados brasileiros em evento

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, divulgou nota nesta segunda, 25, criticando a atitude do embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, que vetou a entrada dos advogados Sergio Tostes e Miguel Pachá - representantes jurídicos da família do menor brasileiro nato Sean Ribeiro Goldmanem - em evento que homenageou o juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia.

Leia abaixo a íntegra da nota.

"Chegou-me ao conhecimento que os advogados Sergio Tostes e Miguel Pachá, inscritos nesta Seccional, foram vetados em jantar de homenagem ao Juiz da Suprema Corte americana, Antonin Scalia.

O autor do veto, de acordo com o dr. Sérgio Tostes, foi o embaixador americano no Brasil, sr. Clifford Sobel, e o motivo prende-se ao fato de os referidos profissionais representarem os interesses jurídicos da família do menor brasileiro nato Sean Ribeiro Goldman. Como se sabe, o pai biológico do menor postula sua extradição imediata para os Estados Unidos, ao que os referidos advogados se opõem.

O episódio merece a nossa repulsa. Trata-se de interferência indevida de governo estrangeiro em assunto interno de nosso país, que possui um Poder Judiciário livre e soberano e instituições sólidas para decidir, na forma da lei, a questão envolvendo a mencionada criança.

Além do mais, conforme nos relata o advogado Sérgio Tostes, o sr. embaixador tem criado inúmeros outros constrangimentos a ele e a seus colegas de escritório em absoluta afronta aos preceitos da Lei 8.906/94, que asseguram os nossos direitos e prerrogativas profissionais.

Estou enviando o relato do dr. Sergio Tostes à Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RJ para as providências que a gravidade do caso desafiam."

Wadih Damous
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro


(Do site daTribuna do Advogado)

endereço
Rua do Ouvidor 60/911
Centro - CEP 20.040-030
Rio de Janeiro, R.J.- Brasil

telefone
Tel.: (21) 2292-5005 / 2292-5006


e-mail

contato@rochamiranda.adv.br


Copyright © 2003 - 2015 Rocha Miranda & Advogados Associados.
Melhor visualizado em 1024 X 768